Buscar
  • tatyanamiranda7

Prejuízo das escolas por causa do aluno inadimplente.

Atualizado: Mar 18

Qual razão as escolas preferem ficar no prejuízo ao invés cobrar os alunos inadimplentes.


As escolas normalmente têm dificuldade de cobrar os débitos do aluno inadimplente (devedor), por conta de afinidade entre diretoria e aluno. Por esse motivo, as escolas preferem ficar no prejuízo, evitando conflito com o aluno inadimplente. Por conta da inadimplência associada ao ensino remoto imposto pela Pandemia, mais de 30% das escolas particulares tem risco de falência, segundo site do SIEEESP.


Inegavelmente, que as escolas têm suas despesas mensais previstas, com base na quantidade de alunos. Ou seja, a anuidade escolar é definida pelo conjunto de despesas e quantidade de alunos matrículas.


De tal forma que o aluno inadimplente gera prejuízo efetivo para a escola, aumentando os riscos de falência ao setor educacional. Afinal, a escola provisionou o recebimento da anuidade ou mensalidade e, consequentemente, teve custo para manter o colégio aberto, tais como aluguel, salários de professores, insumos, limpeza, entre outros.

No momento em que a escola decide não cobrar o aluno inadimplente (devedor), a escola escolhe por ter prejuízo. Esse prejuízo é com o intuito de manter a boa relação com aluno.



Fato é que a cobrança realizada internamente pela diretoria ao aluno inadimplente tem pessoalidade, afinal o aluno esteve dia a dia presente na escola. Muitos Diretores escolares abraçam seus alunos como filhos, e entendem que a escola é uma grande família. Neste sentido, a cobrança se torna extremamente difícil, é como se fosse cobrar um parente, como um tio, um sobrinho ou um primo.




Ainda que essa cobrança seja realizada por funcionário da administração, a cobrança é complicada. Afinal, o funcionário está no dia-dia da escola e também pode ter afinidade com o inadimplente.Por um outro lado, quando a cobrança é realizada por terceiro, exclui-se a pessoalidade, o que traz mais efetividade nos resultados. Isso tudo, sem contar que a cobrança realizada por escritório especializado traz argumentos especifícos gerando uma negociação mais efetiva.




Enfim, a escola não quer ter prejuízo, mas não quer se indispor com o aluno inadimplente. Por esse motivo, uma boa alternativa é contratar uma empresa ou um profissional especializado em cobrança de inadimplente.



31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo